sábado, 6 de agosto de 2011

O meu portátil - II

O portátil tem levado um tratamento de guerra. Anda sempre na mochila, agora ando muito de transportes e a pé.
Para juntar a isso, não sou muito meigo com o ecrã, pois mudo muitas vezes o ângulo de abertura.
Resultado: o ecrã começou a falhar.

Retirei a frame e logo descobri que era o cabo do inversor do LCD que estava danificado.
Contactei a fujitsu à procura de um cabo de substituição e a resposta foi, contacte um reparador autorizado. Contactei um dos reparadores a pedir o cabo, só vendemos a empresas ou reparamos nós...
Pela internet a brincadeira ficaria-me em 30 euros, mais coisa menos coisa.

Hoje decidi averiguar com mais detalhe.
Primeiro contratempo, não consegui um manual de manutenção (adoro os manuais da HP e da IBM).
Fui à aventura, muitos encaixes de plástico, dezenas de parafusos, de pelo menos 6 tipos diferentes. Nenhuma referência do tipo de parafuso para voltar a colocar.

Lá consegui soltar os cabos todos e olhar com mais calma para o cabo em questão. Abri a bainha de tecido e encontrei logo um fio partido. Chegado aqui o problema é soldar um fio finíssimo com um ferro manhoso e mãos pouco precisas. Fio soldado e agora? Montar o portátil e depois não está e tenho que desfazer tudo? Lá consegui ligar o portátil com ele todo desmanchado. E o ecrã funcionou.
Uma hora depois tenho os parafusos todos montados e estou a escrever este post nele.

Ainda faço um tópico com as fotos que tirei durante a operação.

No final voltamos ao mesmo problema, quanto é que eu gastei? Três ou quatro horas, um mulher a dias cobraria 20 euros, um canalizador/electricista 50/60 euros...

Sem comentários:

Enviar um comentário